Grupos Geradores, Cogeração, Assistência Técnica, Motores e Peças

A cogeração com recursos renováveis

A cogeração com recursos renováveis tem conhecido um enorme crescimento nos últimos anos uma vez que permite o aproveitamento de recursos energéticos endógenos de elevado potencial, diminuindo as necessidades de consumo de combustíveis fósseis e minimizando impactes sobre o meio ambiente. Como principais fontes de energia renovável para utilização em sistemas de cogeração temos:

  • Biocombustíveis sólidos – A utilização de resíduos florestais ou de sub-produtos provenientes de indústrias transformadoras de resíduos, nomeadamente indústrias transformadoras de madeira, cortiça, processamento de frutos secos e azeite, é bastante comum em sistemas de cogeração por turbina de vapor, sendo utilizados para produção do vapor a alimentar à turbina.
  • Biocombustíveis gasosos com origem industrial – Certos processos industriais produzem resíduos e efluentes com importantes cargas orgânicas e cujo tratamento anaeróbio origina uma fracção gasosa de elevado potencial energético: o biogás. Este combustível contém um elevado teor de metano (50-70%) e uma grande resistência à autodetonação, pelo que sua utilização e valorização em sistemas de cogeração é bastante interessante e comum.
  • Biocombustíveis gasosos com origem em aterro sanitário – A deposição de resíduos orgânicos em aterro sanitário gera a sua decomposição anaeróbia de forma espontânea, sendo produzido gás de aterro. Este gás é composto por um elevado teor de metano (35-60%) sendo, por isso, um excelente combustível para sistemas de cogeração.

A utilização destes recursos em sistemas de cogeração permite, além do aspecto fundamental da valorização energética, benefícios não quantificáveis tais como o escoamento de resíduos/sub-produtos armazenados, eliminação de odores, minimização de impactes ambientais sobre a camada de ozono, etc.

São ainda utilizados em cogeração outros combustíveis renováveis nomeadamente gás de coque, gás de refinaria e gás de pirólise, entre outros.

Principais aplicações de sistemas de cogeração com recursos renováveis:

  • Estações de Tratamento de Águas Residuais.
  • Aterros sanitários
  • Indústrias agro-pecuárias
  • Indústria cervejeira
  • Matadouros
  • Indústrias de lacticínios
  • Indústrias de aglomerados de madeira
  • Indústria da cortiça
  • Indústria do azeite
  • Instalações geradoras de sub-produtos energéticos, em geral
Solicitar Informações
Cogeração. O que é? Vantagens para a comunidade Vantagens para as empresas A cogeração a gás natural A cogeração com recursos renováveis Exemplo Gás Natural – Cogeração no sector têxtil Exemplo Gás Natural – Cogeração em Hospital Exemplo Recursos Renováveis – Cogeração em aterro sanitário Notícias Notícias
65 Anos Depois com a Mesma Energia
A comemorar os 65 anos, a Turbomar Energia tem vindo a crescer e a reforçar a sua posição na diversidade de projetos e mercados. 24-Agosto-2016
Certificações
PME Líder / Certificação ISO9001Distribuidor Oficial FG Wilson
A Turbomar em Angola e Moçambique A Turbomar em Angola e Moçambique

Depois do seu primeiro projeto de internacionalização, na capital moçambicana, a Turbomar Energia está agora em Angola na cidade de Luanda.

Contactos Contactos

Lisboa +351 214 168 410
Norte +351 223 743 656
Sul +351 289 360 083
Angola +244 933 622 170
Moçambique +258 846 639 256
[+]

Web design: Estreia
2018 © TURBOMAR ENERGIA - Todos os direitos Reservados
Termos Legais
Ligações