Grupos Geradores, Cogeração, Assistência Técnica, Motores e Peças

Exemplo Recursos Renováveis – Cogeração em aterro sanitário

Os aproveitamentos energéticos em aterros sanitários controlados têm conhecido um grande desenvolvimento desde o início da década de 90, acompanhando o aumento das exigências ambientais ao nível da deposição dos resíduos e do tratamento dos seus efluentes (biogás e lexiviados).

O facto da deposição de resíduos orgânicos gerar espontaneamente, por digestão anaeróbia, gás com elevado teor de CH4 (35-60%) e de poder calorífico inferior a rondar os 5 kWh/Nm3, permite equacionar soluções de valorização energética para o mesmo de forma a minimizar custos operacionais e gerar proveitos suplementares.

Habitualmente cada tonelada de resíduo produz cerca de 10-15 Nm3/ano de gás durante os primeiros 10 anos de deposição, pelo que a opção pela instalação de módulos de cogeração é uma solução bastante atractiva em aterros de média/grande dimensão; o investimento realizado é rapidamente reembolsado através dos proveitos obtidos pela venda de energia eléctrica à rede pública.

Os módulos de cogeração para estas aplicações são, regra geral, fornecidos em contentores normalizados de forma a permitirem a sua colocação no exterior e uma fácil remoção após esgotamento das reservas de gás.

Na figura anexa apresenta-se um diagrama típico de uma instalação de cogeração em aterro sanitário.

O período típico de retorno do investimento para este tipo de aplicações é de 1,5-3 anos.

Solicitar Informações
Cogeração. O que é? Vantagens para a comunidade Vantagens para as empresas A cogeração a gás natural A cogeração com recursos renováveis Exemplo Gás Natural – Cogeração no sector têxtil Exemplo Gás Natural – Cogeração em Hospital Exemplo Recursos Renováveis – Cogeração em aterro sanitário Notícias Notícias
65 Anos Depois com a Mesma Energia
A comemorar os 65 anos, a Turbomar Energia tem vindo a crescer e a reforçar a sua posição na diversidade de projetos e mercados. 24-Agosto-2016
Certificações
PME Líder / Certificação ISO9001Distribuidor Oficial FG Wilson
A Turbomar em Angola e Moçambique A Turbomar em Angola e Moçambique

Depois do seu primeiro projeto de internacionalização, na capital moçambicana, a Turbomar Energia está agora em Angola na cidade de Luanda.

Contactos Contactos

Lisboa +351 214 168 410
Norte +351 223 743 656
Sul +351 289 360 083
Angola +244 933 622 170
Moçambique +258 846 639 256
[+]

Web design: Estreia
2018 © TURBOMAR ENERGIA - Todos os direitos Reservados
Termos Legais
Ligações